Revista Brasileira de Reprodução Animal
Instruções aos autores
A Revista Brasileira de Reprodução Animal (RBRA) destina-se à publicação de artigos científicos, revisões (compilação de informação da literatura, demonstrando análise crítica sobre o tema e com características de excepcionalidade, a juízo do Corpo Editorial), comunicações e relatos de casos, capazes de contribuir, significativamente, para um melhor conhecimento dos fenômenos ligados à reprodução animal, bem como para a divulgação da produção científica da área.
A RBRA, a partir do v.29 de 2005, é publicada exclusivamente on line e está disponível no website do CBRA (http//:www.cbra.org.br).
Toda correspondência deverá ser encaminhada a:
Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrosio, Editor Chefe
Revista Brasileira de Reprodução Animal
E-mail : rbra@cbra.org.br
Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA)
Av. Cel José Dias Bicalho 1224, Lj 4, Bairro São Luiz, Pampulha, CEP 31275-050, Belo Horizonte, MG
Fone: (31)3491-7122; Fax: (31)3491-7025.
E-mail : cbra@cbra.org.br e Website: http://www.cbra.org.br
1. POLÍTICA EDITORIAL
Os artigos submetidos à RBRA serão preliminarmente avaliados quanto às normas e a adequação ao escopo da Revista. Somente os artigos aprovados nesta etapa serão encaminhados para a análise do mérito cientifico por consultores ad hoc.
2. TIPOS DE ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO
3. NORMAS GERAIS
Submissão dos artigos
Os artigos devem ser encaminhados exclusivamente, para o e-mail <rbra@cbra.org.br>. As ilustrações devem ser enviadas em arquivo separado.
Taxa de submissão
A taxa de submissão de R$50,00 (cinquenta reais) por artigo deverá ser depositada na conta Banco Itaú, Agência 3179, conta corrente 08080-3, por meio de depósito identificado. Uma cópia do comprovante deverá ser encaminhada ao CBRA, via e-mail, juntamente com o artigo submetido. O artigo somente será encaminhado para avaliação se comprovada a quitação do pagamento da taxa de submissão. A taxa de submissão não será devolvida.
Taxas de publicação
O artigo recomendado só será publicado mediante o pagamento prévio da taxa de R$30,00 (trinta reais) por página publicada, a qual será cobrada do autor indicado para correspondência. O valor total deverá ser depositado na conta Banco Itaú, Agência 3179, conta corrente 08080-3, por meio de depósito identificado, e uma cópia do comprovante deverá ser encaminhada ao CBRA, via e-mail.
4. PREPARAÇÃO DO TRABALHO PARA SUBMISSÃO
Texto e formato dos arquivos: o artigo deve ser digitado em folha A4 (21.0 x 29.7) com 3 cm de margem, fonte Times New Roman 12, espaço entrelinhas duplo, com linhas numeradas consecutivamente e paginadas sequencialmente. O arquivo eletrônico deverá ser compatível com Word for Windows.
Tamanho do artigo: O artigo submetido, incluindo as ilustrações e as referências, deverá apresentar no máximo 15 páginas (artigo de revisão), 15 páginas (artigo científico), 05 páginas (relato de caso) e 05 páginas (comunicação).
Seções de um manuscrito científico
Artigo científico: Título; Título em inglês; Autor (es); Afiliação(ões); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Conclusões; Agradecimentos; Referências; Ilustrações. O artigo científico deve conter no máximo 30 referências, devendo ser no mínimo 80% de artigos científicos em periódicos indexados. (ver detalhes abaixo).
Artigo de revisão: Título; Título em inglês; Autor(es); Afiliação(ões); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento do assunto (organizado em partes com títulos próprios e, eventualmente, subtítulos); Considerações finais; Agradecimentos; Referências; Ilustrações. As referências devem conter no mínimo 80% de artigos científicos em periódicos indexados.
Comunicação : Mesma estrutura do artigo científico, de forma sucinta, mas sem subtítulos. A comunicação deve conter no máximo 10 referências, devendo ser no mínimo 80% de artigos científicos em periódicos indexados.
Relato de caso: Título; Título em inglês; Autor(es); Afiliação(ões); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Metodologia diagnóstica utilizada; Resultados e Considerações finais; Referências, Ilustrações. O relato de caso deve conter no máximo 10 referências, devendo ser no mínimo 80% de artigos científicos em periódicos indexados.
Descrição das seções de um artigo científico (os demais tipos de manuscritos devem se adaptar ao modelo):
Título: O título deve ser sucinto, mas representativo do conteúdo do artigo. Apenas a primeira palavra do título com a inicial em maiúscula (exceção para nomes próprios). A citação de suporte financeiro deverá ser colocada junto dos agradecimentos, antes da lista de referências.
Título em inglês: Logo abaixo do título em português, versão em inglês do título em português.
Autor(es): Os nomes dos autores virão abaixo dos títulos em português e inglês, na ordem direta, prenomes e nomes intermediários representados pela inicial seguida de ponto, seguidos dos sobrenomes paternos por extenso. A afiliação de cada autor deverá ser indicada por algarismos arábicos sobrescritos no final do sobrenome.
Afiliação(ões): Deve ser citada somente a instituição principal e um segundo nível de filiação, quando da execução do trabalho submetido, seguida da cidade, estado e país. Não citar título, cargo e função. O autor para correspondência deve ser indicado com endereço completo, telefone, fax e e-mail.
Resumo: Narrativa sucinta dos objetivos, material e métodos (quando pertinente), principais resultados e conclusões, limitado a 200 palavras (1374 caracteres com espaço) em um só parágrafo.
Palavras-chave: Palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo, não ultrapassando o limite de cinco.
Abstract: Versão em inglês do Resumo.
Keywords: Versão em inglês das Palavras-chave.
Introdução: Explanação concisa, na qual são estabelecidos brevemente o problema, sua pertinência, relevância e os objetivos do trabalho.
Material e Métodos: Devem ser citados o desenho experimental, o material envolvido, a descrição dos métodos usados ou referenciar corretamente os métodos já publicados. É recomendado o uso restrito de subtítulos. Nos artigos que envolvam animais ou organismos geneticamente modificados, deverá constar o número do protocolo de aprovação do Comitê de Bioética e/ou de Biossegurança.
Resultados: Devem ser apresentados clara e objetivamente os principais resultados encontrados.
Discussão: Devem ser discutidos somente os resultados obtidos no trabalho.
Conclusões: As conclusões devem estar apoiadas nos dados da pesquisa executada.
Agradecimentos: Devem ser concisamente expressados.
Referências: Referenciar somente artigos citados e publicados. As referências devem ser listadas em ordem alfabética do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e a seguir do título.
Ilustrações: Compreende as tabelas e as figuras. Toda ilustração que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data), e a correspondente referência deve figurar na lista final. Recomendações: 1) Ilustrações idênticas ao original: os autores devem encaminhar à RBRA a autorização do autor ou detentor dos direitos autorais para reprodução. No artigo, além da identificação da fonte, os autores devem mencionar a autorização nos agradecimentos; 2) Ilustrações adaptadas ou modificadas: os autores devem identificar a fonte, acrescentando a informação "adaptado de ...".
Tabela:
Conjunto de dados alfanuméricos
organizados em linhas e colunas. Usar linhas horizontais apenas na separação do
cabeçalho e ao final da tabela. A separação de grupos de dados no corpo da
tabela deverá ser feita inserindo-se uma linha em branco. A legenda, colocada
acima da tabela, recebendo inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de
ordem em algarismo arábico, e é referida no texto como Tab., mesmo quando se
referir a várias tabelas.
Figura: Refere-se a qualquer ilustração constituída ou que apresente
linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema, etc. A
legenda deverá ser colocada abaixo da ilustração, recebendo inicialmente a
palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico, e é referida
no texto como Fig., mesmo quando se referir a mais de uma figura. As figuras
devem ser enviadas em arquivo separado, extensão.tif, com alta resolução.
5. NORMAS PARA CITAÇÃO NO TEXTO E REDAÇÃO DE REFERÊNCIAS
Citação de referência no texto
A citação no texto será feita segundo as circunstâncias, podendo o(s) autor(es) e as data(s) ser(em) citado(os) entre parênteses, ou somente a data. No caso de citação de diversos autores, listar cronologicamente e, havendo coincidência de data, usar a ordem alfabética de autor. Exemplo: Dunne (1967), Morril (1967), Nutrient... (1968), Lopes e Moreno (1974) Ferguson et al. (1979), OU (Dunne, 1967; Morril, 1967; Nutrient..., 1968; Lopes e Moreno, 1974; Ferguson et al., 1979).
Referências
São adotadas as normas da ABNT/NBR-6023 de 2002, simplificadas conforme exemplos abaixo. Para documentos não exemplificados usar a norma original (www.abnt.org.br).
Periódicos
Anuário Estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, v.48, 1987/88. p.351.
Ferguson JA, Reeves WC, Hardy JL . Studies on Immunity to alphaviruses in foals. Am J Vet Res, v.40, p.5-10, 1979.
Holenweger JA, Tagle R, Waserman A, Schim FA, Franckel S . Anestesia geral del canino. Not Med Vet , n.1, p.13-20, 1984.
Publicação avulsa
Dunne HW lang=EN-US (Ed.). lang=ES-TRAD Enfermedades del cerdo lang=ES-TRAD . México: UTEHA, 1967.
Lopes CAM, Moreno G. Aspectos bacteriológicos de ostras, mariscos e mexilhões. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 14, 1974, São Paulo. Anais... São Paulo: CBMV, 1974. p.97. Resumo.
Morril CC. Infecciones por clostrídios. In: Dunne HW (Ed.). lang=ES-TRAD Enfermedades del cerdo lang=ES-TRAD . México: UTEHA, 1967. lang=ES-TRAD p.400-415.
Nutrient requirements of swine. 6.ed. Washington: National Academy of Sciences, 1968. p.19-20.
Silva NQ. Periotonioscopia na égua. 1971. 38f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, Belo Horizonte, 1971.
Documentos eletrônicos
Documento publicado disponibilizado em meio eletrônico
Arranjo tributário. Diário do Nordeste On Line, Fortaleza, 27. nov. 1998. Disponível em http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em 28 nov. 1998.
Guncho MR. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: Seminário de Bibliotecas Universitárias, 10, 1998, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: Tec Treina, 1998. CD-ROM.
Política . In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em http://www.priberam.pt/dIDPLO. Acesso em 8 mar. 1999.
Quality food from animals for a global market. Washington: Association of American Veterinary Medical College, 1995. Disponível em: <http://www. org/critca16.htm>. Acesso em: 27 abr. 2000.
Silva RN, Oliveira R. Os limites pedagógicos do paradigma style='letter-spacing:.2pt'>da qualidade total na educação. In: Congresso de Iniciação Científica da UFPe, 4, 1996, Recife. Anais eletrônicos ... Recife: UFPe, 1996. Disponível em http://www.prospeq.ufpe.br /anais/anais/educ/ce04.htm. Acesso em 21 jan. 1997.
Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico
Birds from Amapá; banco de dados. Disponível em http://www.bdt.org/bdt/avifauna/aves. Acesso em 25 nov. 1998.
Bioline Discussion List. List maintened by the Bases de Dados Tropical, BDT, in Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em 25 nov. 1998.
Civitas . Coordenação de Simão Pedro Marinho. Desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1995-1998. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponível em: gcsnet.com.br/oamis/ civitas>. Acesso em 27 nov. 1998.
Citação de citação
Devem ser evitadas. Somente a obra consultada no original deverá aparecer na lista de referências. No texto, serão citados o autor e a data do documento original, seguido da expressão "citado por" e do autor e data da obra consultada.
Artigos no prelo
Incluir na lista de referências apenas os artigos já aceitos para publicação. Após a referência, colocar a informação "No prelo". Os artigos apenas submetidos entram na categoria "Informação pessoal".
Informação pessoal
Os dados obtidos por informação oral (palestras, debates, artigos submetidos e em fase de análise, comunicação pessoal etc.) são identificados apenas no texto. Após a informação, coloca-se o autor, a data, instituição do autor e a expressão "Informação pessoal".
6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Não serão fornecidas separatas. Os artigos são disponibilizados no formato pdf, no endereço eletrônico da revista (www.cbra.org.br).
A reprodução e a tradução de qualquer artigo para fins comerciais são proibidas, sendo que transcrição em outras revistas científicas deve ser precedida de anuência do editor.